Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Réstias do Tempo - BEYOND

Por mais que repetida, dure o tempo que durar, meio século ou milénios, a mentira é sempre repugnante, vesga, coxa e de perna curta.

Réstias do Tempo - BEYOND

Por mais que repetida, dure o tempo que durar, meio século ou milénios, a mentira é sempre repugnante, vesga, coxa e de perna curta.

UMA VELHINHA HISTÓRIA

(4)81anos2 (3).jpg

UMA VELHINHA HISTÓRIA

De memória e a mais de seis décadas  de lonjura no tempo… De conteúdo e espírito no entanto, tão autêntica como se tivesse sido ontem 

Em 1954 ou 1955.
Inclino-me mais para o Verão da segunda metade de 1954. Tenho a vaga ideia de que éramos ainda “maçaricos” na unidade do Montijo… mas, por outro lado, apesar de ter sido eu um dos últimos a comprar a farda “modelo J. Matos”, na altura já a tinha levado num toca-e-anda à minha terra depois de lá ter ido fazer uns rapanços de Helldiver com o primeiro-tenente Rodrigues no dia 7 de Julho.
Portanto, talvez Agosto, talvez Setembro de 1954.

Não oficial, contudo com carácter sério um tanto aligeirado, constava apensa à ordem de serviço daquela Sexta-Feira: "Um barco das carreiras do rio Tejo atracará no Domingo no Centro de Aviação Sacadura Cabral onde desembarcará uma excursão de Lisboa para visitar a nossa unidade".
(Centro de Aviação Sacadura Cabral, depois Base Aérea Nº. 6).
Atenção ao pormenor do texto: "Recomenda-se aos CABOS ESPECIALISTA para o seu melhor atavio, aprumo e cortesia no relacionamento com os visitantes".
ATENÇÃO AO: “Recomenda-se aos CABOS ESPECIALISTAS”.
A seguir dava-se a entender que a excursão era de gente de um certo nível… e, muito importante, trazia camionetas de miúdas.
Deixe-se dito desde já. Não só por isso, obviamente, mas há uma boa razão para a relevância ao “CABOS ESPECIALISTAS”: Em padrão e modelo, a farda “modelo J. Matos” da Força Aérea Portuguesa da época terá sido sido a mais conseguida farda até hoje usada por qualquer instituição fardada do mundo.

E assim foi: Talvez duas centenas de excursionistas, longe do excucionistas de taleiga e garrafão da Mata de Benfica, a nível de militar na reserva ou reformado, muita gente de meia idade a condizer… miúdas também, de facto, no entanto, para grande desilusão da rapaziada, bem longe das previsões.
Bonitinho. Visitámos as instalações, mostrámos os aviões, tudo o que havia para ver… educação e elegância, saímo-nos muito bem. Agradável, interessante, démos o nosso melhor, não desiludimos, toda a gente ficou satisfeita.
A mim, no entanto, o costume: Calharam-me duas velhinhas. Muita simpatia, etc. e tal, esforcei-me, dei tudo, de netas nem sinal.

Não me importei por aí além. Já o sabia há muito tempo: Sempre que eu queria alguma coisa tinha de me esfarrapar por ela.

Aniceto Carvalho

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.